As nossas línguas:

· · ·



  Contactos


  Área Reservada a Enc. Educação

A Escolinha

Semear é… começar… fazer nascer… promover… incentivar… fomentar… causar… dar origem a…
Pensar em semear é inevitavelmente pensar em começar algo novo. Semeamos e esperamos que algo nasça e cresça, e que dentro de si armazene todo o seu potencial. Contudo, nada cresce sozinho. É necessário que haja um estímulo exterior que faça com que esta semente comece a brotar.

Regar é… sustentar… amparar… acompanhar… auxiliar…

…é FAZER CRESCER uma “semente” plena de capacidades…

…é dar os nutrientes essenciais para que esta “semente” se desenvolva…

…é crescer com quem cresce… é aprender e ensinar a ver o mundo sempre como se fosse a primeira vez, nunca perdendo a magia do deslumbramento.

Esta “semente” é a criança que ajudamos a construir como um “todo”.  Respeitá-la como uma pessoa de valor e ajudá-la a reconhecer e a lidar com os seus sentimentos. Deixá-la enfrentar e ultrapassar os pequenos obstáculos do dia-a-dia, oferecendo-lhe um ambiente seguro e de confiança como que, constantemente segredando… “nunca estarás sozinha”…

Germinar é… dar incremento a… explicar… propagar… aumentar as faculdades intelectuais de… progredir… ampliar… tirar consequências…

O desenvolvimento, consiste numa sequência ordenada de transformações progressivas resultando num aumento do grau de complexidade do conhecimento. Assim como nas plantas, o desenvolvimento vai sendo feito ao ritmo e capacidades de cada criança, segundo as suas próprias características.

Sendo esta, a altura por excelência, propícia para germinar o conhecimento, a aquisição de aprendizagens e vivências que contribuam para formar pessoas capazes e que potenciem todas as suas capacidades.

Germinar em educação, não é mais que cuidar destas sementes que são as crianças, de modo a que sejam criadas todas as condições necessárias ao seu pleno desenvolvimento.

Crescer é… prosperar…progredir… desenvolver… avançar…

Crescer…não é um processo imediato, demora tempo e exige coragem, força e compromisso.

Crescer é desafiador, leva a criança a sair da sua zona de conforto, testando os seus medos, inseguranças e fragilidades.

Crescer implica percorrer um caminho com curvas e contracurvas, ultrapassando os obstáculos; só assim é possível crescer saudavelmente, tornando-se numa criança autónoma, forte e convicta.

Colher é… alcançar… compilar…demonstrar…atestar… provar…ganhar…surpreender…

E as nossas crianças, o que vão ser?

Jardineiros que semeiam, regam, cuidam e colhem do seu jardim.

Queremos jardineiros que acreditem no germinar das sementes que lançam.

E o que vão fazer?

Irão fazê-lo da mesma forma como cuidamos das plantas: idealizamos a planta que queremos. Preparamos a terra. Lançamos as sementes. Regamos e aguardamos a semente germinar. Esperamos, cuidamos, esperamos… Avistamos os primeiros sinais, alegramo-nos. Regamos. Esperamos… Vemo-la crescer. Cuidamos para não esmorecer. Apreciamos a beleza, esperançosos de que logo virarão frutos. Emocionamo-nos. Os frutos aparecem, colhemos e saboreamo-nos com eles. Os frutos alimentam-nos e dão-nos forças para fazer nova sementeira, e recomeçar o ciclo: UM CLICO DE VIDA, UM CICLO DE APRENDIZAGENS.

Cada ano escolar é um novo ciclo…

Então o que colhemos?

Muitas aptidões, brincar, criar e rir.

Saberes, preparação, disposição, diálogo, respostas e conquistas.

Afeto, amor, confiança, amigos e autonomia.

” COLHER PARA SEMEAR” e “SEMEAR PARA COLHER”

Bem vindos ao JARDIM da ESCOLINHA DO LARGO

Escolinha do Largo – Facebook

Para os novos alunos

Galeria da Escolinha

Contacte-nos



Visite-nos