Semear é… começar… fazer nascer… promover… incentivar… fomentar… causar… dar origem a…
Pensar em semear é inevitavelmente pensar em começar algo novo. Semeamos e esperamos que algo nasça e cresça, e que dentro de si armazene todo o seu potencial. Contudo, nada cresce sozinho. É necessário que haja um estímulo exterior que faça com que esta semente comece a brotar.
…é FAZER CRESCER uma “semente” plena de capacidades…
…é dar os nutrientes essenciais para que esta “semente” se desenvolva…
…é crescer com quem cresce… é aprender e ensinar a ver o mundo sempre como se fosse a primeira vez, nunca perdendo a magia do deslumbramento.
Esta “semente” é a criança que ajudamos a construir como um “todo”. Respeitá-la como uma pessoa de valor e ajudá-la a reconhecer e a lidar com os seus sentimentos. Deixá-la enfrentar e ultrapassar os pequenos obstáculos do dia-a-dia, oferecendo-lhe um ambiente seguro e de confiança como que, constantemente segredando… “nunca estarás sozinha”…
Germinar é… dar incremento a… explicar… propagar… aumentar as faculdades intelectuais de… progredir… ampliar… tirar consequências…
O desenvolvimento, consiste numa sequência ordenada de transformações progressivas resultando num aumento do grau de complexidade do conhecimento. Assim como nas plantas, o desenvolvimento vai sendo feito ao ritmo e capacidades de cada criança, segundo as suas próprias características.
Sendo esta, a altura por excelência, propícia para germinar o conhecimento, a aquisição de aprendizagens e vivências que contribuam para formar pessoas capazes e que potenciem todas as suas capacidades.
Germinar em educação, não é mais que cuidar destas sementes que são as crianças, de modo a que sejam criadas todas as condições necessárias ao seu pleno desenvolvimento.
Crescer…não é um processo imediato, demora tempo e exige coragem, força e compromisso.
Crescer é desafiador, leva a criança a sair da sua zona de conforto, testando os seus medos, inseguranças e fragilidades.
Crescer implica percorrer um caminho com curvas e contracurvas, ultrapassando os obstáculos; só assim é possível crescer saudavelmente, tornando-se numa criança autónoma, forte e convicta.
Jardineiros que semeiam, regam, cuidam e colhem do seu jardim.
Queremos jardineiros que acreditem no germinar das sementes que lançam.
E o que vão fazer?
Irão fazê-lo da mesma forma como cuidamos das plantas: idealizamos a planta que queremos. Preparamos a terra. Lançamos as sementes. Regamos e aguardamos a semente germinar. Esperamos, cuidamos, esperamos… Avistamos os primeiros sinais, alegramo-nos. Regamos. Esperamos… Vemo-la crescer. Cuidamos para não esmorecer. Apreciamos a beleza, esperançosos de que logo virarão frutos. Emocionamo-nos. Os frutos aparecem, colhemos e saboreamo-nos com eles. Os frutos alimentam-nos e dão-nos forças para fazer nova sementeira, e recomeçar o ciclo: UM CLICO DE VIDA, UM CICLO DE APRENDIZAGENS.
Cada ano escolar é um novo ciclo…
Então o que colhemos?
Muitas aptidões, brincar, criar e rir.
Saberes, preparação, disposição, diálogo, respostas e conquistas.